Press Kit

Press Kit Festança 2023

Festança 2023

2 a 6 de Agosto

Ancede, Baião

Press Release

Festival Festança 2023, cinco dias de música, artes performativas, natureza, rio e diferentes oficinas, tendo a permacultura e as suas práticas um lugar de destaque.  

A vida natural e a inclusão, dão o mote a uma programação multicultural, assente nas tradições e saberes locais, músicas do mundo, numa perspectiva de sustentabilidade e permacultura. Um espaço multicultural e intergeracional,  com condições especiais de ingresso para as “famílias”. O parque de campismo/caravanismo, e todo o recinto do festival, encontram-se em pleno ambiente natural, oferecendo locais de frescura e sombra, vegetação frondosa e zona balnear. A ancestral Ponte de Esmoriz, é o ponto de partida para diferentes percursos pedestres, que possibilitam a visita a locais naturais e patrimoniais ímpares.  

Com a programação para a edição de 2023 a ser ultimada, o Festança destaca nas suas áreas de intervenção:

Músicas do Mundo: O anuncio de seis grandes nomes. Dia 2 de Agosto, a abertura do festival caberá aos Terra Livre – grupo que espelha na sua música as preocupações com a sustentabilidade do nosso planeta e que pratica a permacultura; no dia 3 de Agosto a animação estará a cargo de Sebastião Antunes e as suas mais de três décadas de experiência a cruzar o universo tradicional com os mais diversos estilos musicais; o dia 4 de Agosto está reservado para a etérea e delicada voz de Emmy Curl que comemora este ano 15 anos de carreira, num concerto muito especial, e ainda para, Pablo Carpintero, o grande mestre galego, conhecido de todos como músico, construtor de instrumentos musicais tradicionais e investigador nessa área, com o concerto “Música e Evolucion”. Sábado, dia 5 de Agosto, as atenções estão todas voltadas para o hipnótico desert blues dos marroquinos Tarwa N-Tiniri que protagonizarão certamente um dos momentos mais altos do festival e, para terminar em verdadeira Festança, teremos uma mágica actuação dos Olive Tree Dance duo no domingo, dia 6 de Agosto, que prometem não deixar ninguém parado, assim que Renato Oliveira comece a tocar o seu didgeridoo.

Permacultura: Com a presença da grande herbalista portuguesa Fernanda Botelho, do grande permacultor Hélder Valente, e da possilidade de visita à horta comunitária do festival. De referir ainda as oficinas para a construção natural de uma escultura em argila; de uma estrutura utilizando a técnica “earthship”, que utiliza pneus e argila, feita pelo grande Mário Roriz; e de um chão natural em argila.

Viagem: A incrível história de Jorge Paiva e do seu cão-guia Zangão, que viajaram pela Europa sozinhos, apesar da cegueira do Jorge, bem como da apresentação da viagem à boleia à volta do mundo por 401 dias. De salientar ainda a presença da plataforma internacional Worldpackers, que permite a interação dos viajantes de todo o mundo com voluntariado e permacultura.

Espaço Forestlings: Atividades em torno da permacultura, direcionadas para crianças e famílias, promovendo o contacto com a natureza, práticas de sustentabilidade, e património local.

Convidamos, desde já, aqueles que se sintam em sintonia com a visão e energia do Festança a virem ao festival para que juntos passemos dias que ficarão seguramente na memória de todos nós, através do link festanca.org/bilhetes ou festanca.org/en/tickets.

O Festança tem organização da Generations in Transition e conta com o apoio de múltiplas entidades e plataformas, onde se destaca o apoio da Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, e da Câmara Municipal de Baião, bem como as parcerias com a plataforma internacional de viajantes WorldPackers, e com a Rota do Românico.

De referir ainda que 1% das receitas totais com a venda dos bilhetes para o Festança 2023 vão para o projecto comunitário Forestlings, que toma lugar no concelho de Amarante.

Outras ligações relevantes

Questões relevantes relacionadas com o apoio ao projecto Forestlings

Os actos são mais importantes que as palavras, e por isso o Festança tem uma responsabilidade social muito grande, especialmente na comunidade onde está inserido. O espírito comunitário e cooperativo é mesmo esse.

Como acreditamos veemente na filosofia do Forestlings, porque nos identificamos com os seus valores e com a sua paixão, sabemos pois que esse dinheiro será bem entregue!

Por estes motivos, 1% das receitas da venda dos bilhetes do Festança vão para o projecto Forestlings, que toma lugar em Amarante, bem perto de Ancede, e que necessita da nossa ajuda para virar realidade assente!

Resumindo, Forestlings é uma comunidade de aprendizagem que oferece actividades e eventos educacionais para toda a família.

No seu espaço, desenvolvem a floresta, criando um espaço de aprendizagem voltado para crianças dos 2 aos 6 anos, onde querem estabelecer uma escola na floresta, além de oferecer actividades para crianças de 6 a 12 anos educadas em casa. Paralelamente, organizam uma variedade de actividades e eventos educacionais para crianças e famílias, cobrindo uma muitos tópicos, entre os quais um estilo de vida mais sustentável para o indivíduo, para a comunidade e para o planeta.

Vamos ajudar o Forestlings a tornar-se uma realidade assente!

Mais informações sobre o Forestlings aqui.

O projecto Forestlings tem as suas bases no concelho de Amarante, no norte de Portugal, a 30km da Área de Lazer de Ancede, o local do festival.

A recentemente criada Associação Forestlings – Aprender na Natureza, é a entidade por detrás do projecto. A mesma foi criada por um grupo de entusiastas pela comunidade e pelas pessoas.

Fotos de Luísa Freixo – Festança 2022

Contactos para a imprensa

Coordenadora da Comunicação – Gabriela Teixeira (tel. 912715422)

Coordenadores do festival – Frederico Moreira (tel. 964091899) e Vasco Monterroso (tel. 919004113)

Email de contacto – festivalfestanca@gmail.com

Logos

Outra música que toca no mesmo dia

NOVIDADES