Info Prática mobile

Onde e Quando?

A Festança decorre na, relativamente isolada e mágica, Área de Lazer de Ancede e Ribadouro, junto ao pequeno e cristalino Rio Ovil, em Ancede, concelho de Baião, de 2 a 6 de Agosto de 2022.

Ver em ecrã completo

Coordenadas GPS: 41,11231520586329, -8,062891960144045

Fica a 75 km do Porto, a 170 km de Bragança, a 370 km de Lisboa, e a 600 km de Faro. 

Como chegar?

À boleia!

Sejas um ou uma experiente viajante à boleia, ou caso nunca tenhas posto o polegar no ar, aceita o desafio: vem à boleia até ao Festança!  Abre-te à incrível experiência da possibilidade de pessoas que desconheces partilharem o seu carro contigo e trazerem-te aqui. Se nunca tentaste apanhar boleia, sugerimos que o faças com um(a) amig@ – mas se pensas que te sentirás bem sozinh@, vai em frente!

O HitchWiki é a bíblia online colaborativa da boleia! Lê este texto sobre a primeira vez à boleia, e mais estas boas dicas. aqui a página do Hitchwiki, que contém todos os passos, em como chegar à localidade do festival, Ancede.

Podes também sacar a app gratuita “Meus Locais de Carona” (Carona é a expressão em português do Brasil para boleia).

Detalhes adicionais: Partindo da maior parte dos pontos de Portugal, especialmente localizados na costa, aconselhamos-te a passar pelo Porto. A região pode ser um pouco confusa devido ao elevado número de autoestradas e seus possíveis destinos – mas poderás encontras um monte de gente amigável e muitos carros. Se estás no Porto, e queres informação mais completa de como viajar à boleia a partir daí, dá uma olhadela na página do Hitchwiki sobre o Porto (aqui), verificando a secção “Para este”. De qualquer maneira, um dos melhores locais para apanhar boleia até ao festival é na Área de Serviço de Águas Santas, na A4 (podes apanhar o comboio até “Águas Santas/Palmilheira” e andar 15 minutos a pé). Aí podes apanhar uma boleia até à saída para Marco de Canaveses, e de lá erguer o polegar rumo a Baião (o concelho ao qual Ancede pertence) e à Festança.

Se tiveres problemas, dúvidas ou sugestões, partilha-as com a comunidade na página do evento ou no grupo “À Boleia na Tuga”.

De transporte público

A forma mais cómoda de chegar ao Festança é de comboio.

Uma vez no Porto, na estação de São Bento ou de Campanhã, apanha a linha da Régua (linha do Douro) até Mosteirô.  

A estação de Mosteirô fica a apenas 5km do Festança. Esta distância pode ser completada a pé, à boleia, ou através de transporte gratuito que será disponibilizado, e que irá ligar a estação ao recinto do festival. Mais informação acerca deste assunto em breve.

De carro

Se vieres de carro, procura encher os lugares. Anuncia a viagem no evento facebook do Festança que vamos criar, e mantém os olhos bem abertos para quaisquer pessoas a pedir boleia nas áreas de serviço ou à beira da estrada. Tod@s ficarão felizes!

Se utilizares a autoestrada (paga), deverás seguir pela A4, desde o Porto, ou pela A41, se vieres de Lisboa, até encontrares o nó com a A4, e seguires o sentido Vila Real. Já na A4, sai na saída 14 para Marco de Canaveses, e segue pela estrada nacional N211. Depois de passares Marco de Canaveses, continua a estrada em direcção a Baião. Depois de passares a saída para Soalhães, vais virar à direita, numa placa que diz “Lameirão, Grilo e Centro Hípico”. Logo após virares, vira à direita e depois à esquerda, após alguns metros. Continua por essa estrada (M582) até entrares na estrada nacional N321. São cerca de 6 km. Ao chegares lá, vira para a estrada à direita, e anda à volta de 1 km, até encontrares outro cruzamento. Aí vira à esquerda (segue a placa “Mosteiro de Ancede”), mantendo-te na N321. Continua por cerca de um pouco mais de 3km, e agora, atenção; depois de uma pequena curva à esquerda encontrarás uma pequena curva bem fechada em cotovel à direita (com uma placa que diz “Área de Lazer”). É bom sinal, finalmente estás na Festança!

Se não fores pela autoestrada, a única diferença é que, uma vez no Porto, segues pela A4 apenas até à saída “Ermesinde” (onde começam as portagens). Irás então encontrar uma rotunda, onde irás virar na primeira à direita, para a estrada N15. Vais até Penafiel (cerca de 30 km). Uma vez em Penafiel, segue pela N15 até encontrares uma rotunda, onde vais virar à direita, para o Marco de Canaveses. Continuas sempre por essa estrada até chegares a Marco de Canaveses. Uma vez lá, basta seguires as mesmas instruções dadas para a autoestrada.

De bicicleta

Para juntares alguma aventura (e se achas que gostarias de tentar), podes utilizar esta plataforma, que te ajuda e de que maneira a traçar um dos caminhos mais indicados para o Festança. Tu e a tua bicicleta serão bem-vind@s!

O que trazer?

No Festança poderás acampar, portanto traz todo o material necessário se o estás a planear, e desfruta tempos porreiros com @s teus/tuas amig@s e muitas outras pessoas deste mundo cheias de conhecimento!

Lista a verificar:

  • Tenda, colchonete e saco de cama. Cantil ou garrafa de água. Pasta de dentes e sabão ecológicos. Toalha, roupa fresca, agasalhos e impermeável.
  • Instrumentos de música e de malabarismo, slackline, jogos, mantas…
  • Se tiveres um cão, por favor traz uma trela, caso seja necessário tomares conta dele (por vezes haverá barulho e crianças, e portanto a tua companhia precisará de protecção)
  • Dinheiro. Para dares a tua contribuição à entrada, e em troca de comida, bebidas ou artesanato.
  • Por favor, evita trazer quaisquer objetos descartáveis, como sabão sintético ou detergentes, pois o Festança tem uma filosofia bastante ecológica. Traz o teu sabão natural, ou então, poderás comprar o mesmo ou similar no mercadinho do festival.

O que encontrar?

No Festança há um(a):

Ponto de informações e de boas-vindas, onde te deves dirigir assim que chegares
Cozinha comunitária, que serve 2 refeições diárias a um preço justo, feitas por voluntários
Parque de Campismo de vans, com muita sombra, água de fonte, e outras facilidades
Área de Campismo, com WC’s e chuveiros
Rio limpo, para te refrescares e passares muitos momentos relaxantes
Área de Chillout, para as tuas jam sessions, partilhar os teus instrumentos, e descansar!
Bar, com cerveja artesanal local, vinho local, infusões com plantas locais, e outras bebidas não alcoólicas
Loja livre e gratuita, onde podes deixar as coisas que não necessitas e pegar naquelas que queres
Mercadinho de Artesanato e de Comida natural e bio, com produtos de uma qualidade peculiar, muitos deles feitos localmente
Área Família/Crianças, onde graúd@s e miúd@s podem partilhar momentos e actividades
Área de Oficinas de Arte, para te expressares livremente
Performances de Fogo e de Malabarismo, por todo o festival
Palco de Concertos
Área de Apresentações e Oficinas
Área de Terapias e Dinâmicas de grupo
Área de Mostras de Arte, por todo o recinto
Área de Descanso e de Restauração, para saboreares uma refeição ou uma conversa em comunidade
Espírito de Comunidade, para partilhares sabedoria e ofícios