–
–
Onde e Quando?
–
A Festança decorre na, relativamente isolada e mágica, Área de Lazer de Ancede e Ribadouro, junto ao pequeno e cristalino Rio Ovil, em Ancede, concelho de Baião, de 30 de Julho a 3 de Agosto de 2022.
–
Coordenadas GPS:
41°06’44.3″N 8°03’48.0″W
41.112305, -8.063330
Fica a 75 km do Porto, a 170 km de Bragança, a 370 km de Lisboa, e a 600 km de Faro.
–
Área de Lazer de Ancede e Ribadouro
Como chegar?
–
À boleia!
Sejas um ou uma experiente viajante à boleia, ou caso nunca tenhas posto o polegar no ar, aceita o desafio: vem à boleia até ao Festança! Abre-te à incrível experiência da possibilidade de pessoas que desconheces partilharem o seu carro contigo e trazerem-te aqui. Se nunca tentaste apanhar boleia, sugerimos que o faças com um(a) amig@ – mas se pensas que te sentirás bem sozinh@, vai em frente!
O HitchWiki é a bíblia online colaborativa da boleia! Lê este texto sobre a primeira vez à boleia, e mais estas boas dicas. Vê aqui a página do Hitchwiki, que contém todos os passos, em como chegar à localidade do festival, Ancede.
Podes também sacar a app gratuita “Meus Locais de Carona” (Carona é a expressão em português do Brasil para boleia).
Detalhes adicionais: Partindo da maior parte dos pontos de Portugal, especialmente localizados na costa, aconselhamos-te a passar pelo Porto. A região pode ser um pouco confusa devido ao elevado número de autoestradas e seus possíveis destinos – mas poderás encontras um monte de gente amigável e muitos carros. Se estás no Porto, e queres informação mais completa de como viajar à boleia a partir daí, dá uma olhadela na página do Hitchwiki sobre o Porto (aqui), verificando a secção “Para este”. De qualquer maneira, um dos melhores locais para apanhar boleia até ao festival é na Área de Serviço de Águas Santas, na A4 (podes apanhar o comboio até “Águas Santas/Palmilheira” e andar 15 minutos a pé). Aí podes apanhar uma boleia até à saída para Marco de Canaveses, e de lá erguer o polegar rumo a Baião (o concelho ao qual Ancede pertence) e à Festança.
Se tiveres problemas, dúvidas ou sugestões, partilha-as com a comunidade na página do evento ou no grupo “À Boleia na Tuga”.
–
De transporte público
A forma mais cómoda de chegar ao Festança é de comboio.
Uma vez no Porto, na estação de São Bento ou de Campanhã, apanha a linha da Régua (linha do Douro) até Mosteirô.
A estação de Mosteirô fica a apenas 5km do Festança. Esta distância pode ser completada a pé, à boleia, ou através de transporte gratuito que será disponibilizado, e que irá ligar a estação ao recinto do festival. Mais informação acerca deste assunto em breve.
—
De carro
Se vieres de carro, procura encher os lugares. Anuncia a viagem no evento facebook do Festança que vamos criar, e mantém os olhos bem abertos para quaisquer pessoas a pedir boleia nas áreas de serviço ou à beira da estrada. Tod@s ficarão felizes!
Se utilizares a autoestrada (paga), deverás seguir pela A4, desde o Porto, ou pela A41, se vieres de Lisboa, até encontrares o nó com a A4, e seguires o sentido Vila Real. Já na A4, sai na saída 14 para Marco de Canaveses, e segue pela estrada nacional N211. Depois de passares Marco de Canaveses, continua a estrada em direcção a Baião. Depois de passares a saída para Soalhães, vais virar à direita, numa placa que diz “Lameirão, Grilo e Centro Hípico”. Logo após virares, vira à direita e depois à esquerda, após alguns metros. Continua por essa estrada (M582) até entrares na estrada nacional N321. São cerca de 6 km. Ao chegares lá, vira para a estrada à direita, e anda à volta de 1 km, até encontrares outro cruzamento. Aí vira à esquerda (segue a placa “Mosteiro de Ancede”), mantendo-te na N321. Continua por cerca de um pouco mais de 3km, e agora, atenção; depois de uma pequena curva à esquerda encontrarás uma pequena curva bem fechada em cotovel à direita (com uma placa que diz “Área de Lazer”). É bom sinal, finalmente estás na Festança!
Se não fores pela autoestrada, a única diferença é que, uma vez no Porto, segues pela A4 apenas até à saída “Ermesinde” (onde começam as portagens). Irás então encontrar uma rotunda, onde irás virar na primeira à direita, para a estrada N15. Vais até Penafiel (cerca de 30 km). Uma vez em Penafiel, segue pela N15 até encontrares uma rotunda, onde vais virar à direita, para o Marco de Canaveses. Continuas sempre por essa estrada até chegares a Marco de Canaveses. Uma vez lá, basta seguires as mesmas instruções dadas para a autoestrada.
—
De bicicleta
Para juntares alguma aventura (e se achas que gostarias de tentar), podes utilizar esta plataforma, que te ajuda e de que maneira a traçar um dos caminhos mais indicados para o Festança. Tu e a tua bicicleta serão bem-vind@s!
O que trazer?
—
No Festança poderás acampar, portanto traz todo o material necessário se o estás a planear, e desfruta tempos porreiros com @s teus/tuas amig@s e muitas outras pessoas deste mundo cheias de conhecimento!
Lista a verificar:
- Tenda, colchonete e saco de cama. Cantil ou garrafa de água. Pasta de dentes e sabão ecológicos. Toalha, roupa fresca, agasalhos e impermeável.
- Instrumentos de música e de malabarismo, slackline, jogos, mantas…
- Se tiveres um cão, por favor traz uma trela, caso seja necessário tomares conta dele (por vezes haverá barulho e crianças, e portanto a tua companhia precisará de protecção)
- Dinheiro. Para dares a tua contribuição à entrada, e em troca de comida, bebidas ou artesanato.
- Por favor, evita trazer quaisquer objetos descartáveis, como sabão sintético ou detergentes, pois o Festança tem uma filosofia bastante ecológica. Traz o teu sabão natural, ou então, poderás comprar o mesmo ou similar no mercadinho do festival.
O que encontrar?
—
No Festança há um(a):

















