Curso certificado PDC

Curso Certificado de Design em Permacultura (PDC)

Curso PDC intensivo com Sílvia Floresta

A única permacultora Portuguesa que tirou o curso no conceituado Permaculture Research Institute, na Austrália

Informação acerca do curso em baixo

Partilha a amig@s


Programa do curso

O Curso de Design em Permacultura (PDC) é uma imersão intensiva no universo da Permacultura. Este curso destina-se a apoiar os alunos a desenvolverem uma linguagem ecológica, uma compreensão dos princípios básicos de design ecológico e regenerativo, com a aplicação deste conhecimento para redesenhar comunidades e assentamentos humanos de acordo com as regras da natureza.

O objectivo principal deste curso de design é o desenvolvimento de capacidades de designs eficazes através da aplicação prática de conhecimentos e ferramentas. Esta é a oportunidade de aprender através da participação num verdadeiro processo de design em comunidade.

O Curso cumpre o formato tradicional de 12 dias (intensivo) com 1 dia livre (mais de 90 horas) (criado por Bill Mollison), combinando aulas práticas (40%), teóricas, passeios no campo, jogos interactivos, actividades dinâmicas, partilha de experiências, vivência comunitária e muito mais. Este formato permite mergulhar nos princípios de design em Permacultura, que serão aplicados e apresentados pelos alunos nos trabalhos de design final. Para terem direito ao certificado os participantes terão de assistir a 80% do curso.

Este curso tem como base os 14 capítulos do livro Permaculture: A Designers Manual by Bill Mollison. Alguns dos temas a serem abordados neste curso:

  • Princípios e éticas da Permacultura
  • Ler a paisagem. Observação dos padrões e ciclos da natureza
  • Princípios dos ecossistemas, clima e biogeografia aplicados na Permacultura
  • Princípios de Design: Processo de análise, zonas, plano energético eficiente, etc.
  • Identificação de recursos. Água no meio envolvente, recolha e conservação de água, energia solar, etc.
  • Construindo solo saudável: base da estrutura do solo, textura, etc. Estratégias para melhoramento de solos usando adubos verdes, composto, alfombra (mulch), controlo da erosão
  • Estabelecendo horta em Permacultura, florestas de alimentos – como seleccionar e manter estes sistemas. “ Como produzir mais alimento em pouco espaço” (método bio- intensivo)
  • Recolha e conservação de sementes
  • Design de barreiras contra ventos / fogos;
  • Habitações / abrigos saudáveis: seleccionando lugar para a casa. Materiais não tóxicos. Sistemas de construção natural
  • Tecnologias apropriadas: Casas de banho secas, desidratadores solares, fornos e fogões em barro (Cob), energias alternativas, reciclagem de materiais
  • Introdução ao design de comunidades sustentáveis e eco-vilas. Sistemas de organização em grupo. Economia alternativa


Questões Frequentes

Caso a tua questão não se encontre aqui, por favor contacta-nos através do email info@festanca.org


Acerca da Sílvia

(No video, clica em Detalhes/Legendas/Traduzir automaticamente/Escolher Português)

“A melhor herança que posso deixar aos meus filhos é um planeta saudável.”

— Sílvia Floresta, Permacultora

BIO

Desde criança que a Sílvia tem uma enorme paixão pela vida no campo, pelas plantas, pelas sementes, pelos animais e pelas pessoas! Estudou botânica e regeneração de solos.

Trabalhou durante alguns anos no Parque Natural de Sintra onde aprendeu e desenvolveu inúmeras competências, desde propagação de plantas, recolha e conservação de sementes, reconhecimento de pragas e doenças em plantas ( árvores), jardinagem histórica, manuseamento de máquinas de jardinagem e agricultura. Trabalhou com 900 espécies vegetais da flora da região ( Sintra), onde metade são espécies mediterrânicas e cerca de 10% são plantas das várias regiões do mundo, apenas encontradas em áreas especificas. As restantes são plantas ameaçadas que encontram na serra de Sintra as condições para proliferarem.

Um dos seus trabalhos principais é a recolha e conservação de sementes de espécies altamente ameaçadas. Em 2008, fundou o projecto de educação ambiental – Permacultura nas Escolas e desde então tem trabalhado com várias escolas. Envolveu-se activamente em vários projectos de hortas comunitárias, e de forma voluntária na campanha pelas sementes livres, participando na recolha de variedades tradicionais junto dos agricultores.

A viagem continuou até à Austrália, no Permaculture Research Institute, onde estudou Terraplanagem em permacultura ( movimentos ou trabalhos de terra), projectos de ajuda humanitária em permacultura, formação de professores em permacultura, permacultura urbana, recolha e conservação de sementes, biologia do solo, compostagem, fertilizantes naturais, biodinâmica, silvicultura, estufas, sistemas de animais, bosques de alimentos, hortas urbanas, agricultura biológica, design em arquitectura ecológica, sistemas energéticos, aquacultura, estabelecimento de comunidades, e angariação empoderada de fundos.

Desenvolve vários cursos em Portugal e em outros países com outros professores. Tem uma enorme paixão por sementes e acredita que o futuro das variedades tradicionais é a sua preservação e a liberdade para todas as sementes! “A melhor herança que posso deixar aos meus filhos é um planeta saudável!” Desenvolve design, consultoria e formação em permacultura, e desenvolve o projecto Ecoaldeia do vale, que visa a regeneração de uma aldeia típica portuguesa.